Este é seu Idioma.? Traduza.

menu suspenso

sábado, 14 de maio de 2016

 IDADE E O ENVELHECER

Abandonando Deus

 

COMENTÁRIOS BÍBLICOS - ESBOÇO

Fonte: Ilumina (Adaptado)

 

 IDADE E O ENVELHECER, A PALAVRA DE DEUS

 

 

QUAIS SÃO ALGUMAS DAS RESPONSABILIDADES DOS JOVENS?

Jeremias 3:4 . . . Não acabaste de me invocar, dizendo: Pai, meu, tu és o guia da minha mocidade.

    Devemos seguir a orientação de Deus em nossas vidas. A juventude é o limiar para o resto da vida. Faça com ela o melhor possível.

 

2 Reis 22:1-2 . . . Tinha Josias oito anos de idade quando começou a reinar, e trinta e um anos reinou em Jerusalém...Fez o que era reto aos olhos do Senhor, e andou em todo o caminho de Davi, seu pai, e não se apartou dele nem para a direita nem para a esquerda.

Temos que viver para agradar a Deus seguindo o exemplo de nossos ancestrais.

 

Tito 2:6 . . . Exorta semelhantemente os moços a que sejam moderados.

1 Timóteo 4:12 . . . Ninguém despreze a tua mocidade, mas sê exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito , na fé, na pureza.

    Nossas vidas tem que ser um exemplo para os outros, mesmo quando jovem. Lembre-se, alguém pode estar te observando para seguir os seus passos. Então, tenha cuidado por onde você anda.

 

Eclesiastes 12:1 . . . Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento.

    Temos que fazer de nossa mocidade o melhor possível enquanto lembramos e honramos a Deus.

 

Provérbios 10:5 . . . O que junta no verão é filho entendido, mas o que dorme na sega é filho que envergonha.

Provérbios 20:29 . . . A glória dos jovens é a sua força, e a beleza dos velhos são as cãs.

    Os jovens tem que trabalhar duro, aproveitando sua força e oportunidades. O tempo virá em que você desejará ter força para trabalhar duro.

 

 

    QUAIS SÃO ALGUMAS DAS RESPONSABILIDADES DOS IDOSOS?

Tito 2:2-5 . . .Exorta os velhos a que sejam temperantes, respeitáveis, sensatos, sadios na fé, no amor e na constância. As mulheres idosas, semelhantemente, sejam sérias no seu viver como convém as santas, não caluniadoras, não dadas a muito vinho, mestras no bem.

    Então poderão ensinar as mulheres novas a amarem seus maridos e filhos, a serem sensatas, honestas, boas donas de casa, bondosas, submissas a seus maridos, para que a palavra de Deus não seja blasfemada.

    Seja professor do jeito de viver de Deus. Aqueles que são mais velhos tem uma rica experiência e discernimento para compartilhar e deve ser compartilhado de maneira graciosa e divina.

 

Provérbios 20:29 . . . A glória dos jovens é a sua força, e a beleza dos velhos são as cãs.

Deuteronômio 32:7 . . . Lembra-te dos dias antigos, atenta para os anos de cada geração! Pergunta a teus pais, e eles te ensinarão aos teus anciãos, e eles te dirão.

Salmos 71:18 . . . Mesmo quando eu estiver velho e de cabelos brancos, não me desampares, ó Deus, até que tenha anunciado a tua força a esta geração, e o teu poder a todos os vindouros.

    Temos que compartilhar os exemplos da mão de Deus, assim como experiências de vida. O trabalho de Deus em nossas vidas pode ser um encorajamento, pois nós ajudaremos novos peregrinos a evitar algumas armadilhas que nós tenhamos passado.

 

    O QUE PODE LEVAR A UMA VIDA MAIS LONGA?

Salmos 128:1, 6 . . . Bem-aventurado aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos...e vivas para ver os filhos de teus filhos.

Provérbios 3:1-2 . . . Filho meu, não te esqueças do meu ensino, e o teu coração guarde os meus mandamentos, pois eles aumentarão os teus dias, e te acrescentarão anos de vida e prosperidade.

    O temor ao Senhor, que envolve saber e obedecer o Senhor e seus mandamentos, sempre leva a uma vida satisfatória e longa. Apesar de ter vidas que são bruscamente interrompidas por causa de tragédias, essa é uma regra geral que geralmente se aplica.

    É de se surpreender que um relacionamento íntimo com o Autor da vida nos ajuda a enriquecer e prolongar as nossas vidas?

 

Efésios 6:2-3 . . . Honra a teu pai e a tua mãe - que é o primeiro mandamento com promessa -, para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra.

Apesare de isso ter sido feito para o povo de Israel quando eles estabeleciam sua nova nação, esta princípio se aplica hoje em dia frequentemente.

Salmos 34:11-14 . . . Vinde, meninos, ouvi-me; eu vos ensinarei o temor do Senhor. Quem é o homem que ama a sua vida, que deseja longos dias para ver o bem? Guarda a tua língua do mal, e os teu lábios de falarem enganosamente. Aparta-te do mal, e faze o bem; procura a paz e segue-a.

    Evitar o mau e fazer o bem aumentam as suas chances de uma vida boa e longa porque você evita essas coisas que podem te machucar ou colocar em perigo a sua saúde e a sua vida.

    O mau corrói a nossa juventude e a nossa vitalidade. A malícia causa câncer espiritual que corrói a nossa alma.

 

Provérbios 3:13, 16 . . . Bem-aventurado o homem que encontra sabedoria, e o homem que adquire conhecimento.

    Viver com sabedoria e entendimento pode levar a uma vida longa e honrável. A sabedoria e o entendimento são transfusões mentais, sociais e espirituais.

 

PROMESSAS DE DEUS:

Isaías 46:4 . . . Até a vossa velhice eu serei o mesmo, e ainda até às cãs eu vos carregarei. Eu vos fiz, e eu vos levarei, e eu vos trarei, e eu vos guardarei.

 

    >>> FIM

 

 

Nenhum comentário :

Postar um comentário