Este é seu Idioma.? Traduza.

menu suspenso

Eliseu

Índice de Teologia

 ELISEU

 

 

    Eliseu foi profeta em Israel durante o século IX AC. Ele sucedeu a Elias e seu trabalho durou meio século.

CONTEXTO E CHAMADA

    A primeira referência a Eliseu aparece em I Reis 19:16. Ele é apresentado como filho de Safate, que vivia em Abel-Meolá. Tenta-se identificar aquele lugar com a moderna Tel Abu Sifri, a oeste do Rio Jordão. Deus ordenou que o profeta Elias ungisse Eliseu como seu sucessor. A narrativa não deixa claro se Eliseu já era um dos discípulos de Elias. Quando os dois se encontraram, Eliseu estava ocupado arando um campo e parece que ele não acolheu Elias com o respeito que um discípulo normalmente mostraria por seu mestre.

    O fato de Eliseu estar usando doze juntas de bois para lavrar o campo indicava que ele era rico. Normalmente duas juntas de bois podiam ser conduzidas por uma só pessoa. Quando Elias passou e jogou seu manto sobre o ombro de Eliseu, este sabia que isso era sinal de que herdaria a missão do grande profeta. A nação precisava de um profeta. Estava ficando mais envolvida com a idolatria cananita, com o encorajamento do Rei Acabe e de sua esposa fenícia, Jezabel.

    Elias comissionou Eliseu simbolicamente e caminhou a passos largos. O novo profeta correu atrás de Elias para pedir-lhe um tempo para anunciar a seus pais seu novo chamado antes de deixar o lar. A resposta do profeta, "Vai, e volta; pois já sabes o que fiz contigo" (I Reis 19:20), ajudou Eliseu a mudar seu pensamento imediatamente. Se demorasse, teria cometido um erro fatal (Mateus 8:21-22; Lucas 9:61-62).

    Para marcar a mudança em seu modo de vida, Eliseu fez uma grande festa para seus vizinhos, assando dois bois. Essa é uma outra indicação de que era de família rica. Naquele tempo, ele não era mais um lavrador. Juntando-se a Elias, começou a se preparar para o seu próprio ministério. Não há registro de Eliseu sendo ungido como profeta. Entretanto, a transferência da autoridade de profeta por meio do manto não deixaria dúvida a ninguém de que Eliseu seria o próximo profeta oficial em Israel.

 

FILHOS DOS PROFETAS

    Deve ter havido algumas dúvidas sobre a autoridade de Eliseu por causa da existência de grupos de de pessoas conhecidos como "filhos dos profetas". A frase significa que aquelas pessoas eram herdeiras dos ensinamentos e tradições proféticos. Não se sabe se algum deles foi um profeta maior. O profeta Amós mesmo negou qualquer ligação com tais grupos, que parece terem desaparecido no século VII AC (Amós 7:14).

    No tempo de Eliseu, os "filhos dos profetas" se localizavam em Gilgal, Betel e Jericó. Seu ministério era de natureza local. Eles devem ter seguido as instruções de Elias e Eliseu para ensinar ao povo a lei de Deus e a fazer revelações divinas como nos dias de Saul (I Samuel 10:5,10).

    Um pouco antes de Elias ser arrebatado aos céus, ele e Eliseu visitaram esses grupos proféticos. Elias tentou em vão persuadir Eliseu a permanecer em Gilgal e Betel (II Reis 2:1-4). O grupo profético em Betel deve ter sido avisado por Deus de que Elias seria tirado deles. Eles questionaram Eliseu sobre o assunto e se certificaram de que ele também estava ciente da situação.

SUCESSOR DE ELIAS

Depois de ter milagrosamente separado as águas do Jordão, Elias perguntou a seu sucessor o que deveria fazer por ele (II Reis 2:9). Eliseu requereu uma "porção dobrada" do seu espírito enquanto partiam. Esse compartilhamento de uma herança era normalmente dado ao filho primogênito (Deuteronômio 21:17). Seu pedido foi atendido quando Eliseu viu seu mestre ser arrebatado ao céu numa carruagem de fogo. O pedido se realizou efetivamente quando Eliseu dividiu as águas do Jordão e o atravessou (II Reis 2:14).

 

Retornar ao índice:

 

 

Nenhum comentário :

Postar um comentário