Este é seu Idioma.? Traduza.

menu suspenso

Elias

Índice de Teologia

 ELIAS

 

 

VISÃO GERAL

    Elias foi profeta em Israel em torno de 850AC. Seu nome significa "meu Deus é o Senhor". Este é um nome muito adequado porque Elias passou a maior parte de sua vida tentando fazer com que a nação de Israel adorasse a Deus. Quando Elias foi profeta, os reis e o povo de Israel adoravam falsos deuses e ídolos. O trabalho de Elias era dizer-lhes que eram desobedientes às leis de Deus.

    A Bíblia não nos dá qualquer informação sobre a família de Elias. Somente sabemos que ele era um tesbita (nascido em Tesbe) o que provavelmente significa que veio da terra de Gileade, na margem oriental do Rio Jordão. Enquanto Elias viveu, dois reis, Acabe e Acazias, reinaram sobre Israel. Na Bíblia as histórias sobre Elias começam em I Reis 17 e terminam em II Reis 2.

    Deus ordenou que Elias fosse profeta num período muito importante da história de Israel. O reino de Israel era muito rico e poderoso. O Rei Onri, que reinou de 885AC a 874AC, tinha feito amizade com os fenícios. Para selar essa amizade, Acabe, filho de Onri, casou-se com Jezabel, filha do rei de Tiro. Quando Jezabel se mudou para Israel trouxe os ídolos que adorava. Imediatamente quase todo o povo estava adorando o falso deus Baal e isto violava a aliança que Israel fizera com Deus. Deus enviou Elias para trazer a nação e seus líderes de volta para o Senhor.

 

AVISO DE SECA

    A primeira menção do ministério de Elias na Bíblia ocorreu quando ele contou a Acabe que a nação de Israel passaria por uma terrível seca até que Elias anunciasse seu fim (I Reis 17:1). Quando fez essa profecia a Acabe, Elias estava repetindo o aviso de Moisés aos israelitas de que consequências desastrosas viriam quando Israel se afastasse de Deus (Levítico 26:14-39 e Deuteronômio 28:15-68).

   Depois disso, Elias se escondeu num barranco na margem oriental do Rio Jordão perto da torrente de Querite. Era possivelmente o vale do Rio YARMUK ao norte de Gileade. Enquanto se escondeu lá, Elias teve água suficiente e os corvos lhe traziam alimento duas vezes por dia. Quando o ribeiro finalmente secou, Deus determinou que Elias se mudasse para a vila fenícia de Sarepta, perto de Sidon. Enquanto esteve lá, uma viúva cuidou dele embora fosse muito pobre.

    Em retribuição à ajuda dela, Elias a recompensou com um suprimento miraculoso de alimento e azeite que não terminou até que a seca acabasse. Enquanto Elias estava com a viúva, seu filho adoeceu e morreu. Elias orou a Deus e a criança tornou a viver e teve a saúde restaurada.

    Depois que a seca castigou Israel por três anos, Deus disse a Elias para informar a Acabe que choveria em breve. Na sua viagem de volta para ver o rei, Elias foi ao encontro do mordomo de Acabe, Obadias, que procurava água para os animais do rei. Elias pediu a Obadias para conseguir um encontro com Acabe. A princípio Obadias recusou. Nos últimos três anos, Acabe havia procurado por Elias em todo o Israel e reinos vizinhos a fim de obrigá-lo a por fim à seca. Obadias tinha certeza de que se deixasse Elias, o fora da lei mais procurado de Israel, ele fugiria de novo. Isso faria o rei ficar mais zangado. Quando Elias lhe prometeu que ficaria até sua volta, Obadias, finalmente promoveu o encontro entre Acabe e o profeta.

    Nesse encontro, Elias tentou explicar por que não era o "perturbador de Israel" como pensava Acabe (I Reis 18:17-18). Elias explicou que estava somente obedecendo a Deus quando acusou a idolatria e desobediência de Acabe. Por exemplo, Acabe permitiu que sua esposa Jezabel sustentasse uma escola para formar profetas de falsos deuses. No final do encontro, Elias pediu uma competição pública no Monte Carmelo entre os profetas de Baal e os profetas do Senhor. O vencedor desse desafio mostraria a todo o Israel quem era o verdadeiro Deus de Israel.

 

Retornar ao índice:

 

 

Nenhum comentário :

Postar um comentário