Este é seu Idioma.? Traduza.

menu suspenso

quinta-feira, 28 de julho de 2016

VANTAGEM

Estudo Comentário

 

COMENTÁRIOS BÍBLICOS - ESBOÇO

Fonte: Ilumina (Adaptado)

VANTAGEM

 

PORQUE É ERRADO TIRAR VANTAGEM DOS OUTROS?

 

LEITURA BÍBLICA: 1 Samuel 2:12-26

VERSíCULO CHAVE: Se lhe respondia o homem: Queime-se primeiro a gordura, e depois tomarás o que quiseres, então ele lhe dizia: Não, hás de dá-la agora; se não, toma-la-ei à força. Era muito grande o pecado destes moços perante o Senhor, pois desprezavam a oferta do Senhor. (1 Samuel 2:16-17)

 

TIRAR VANTAGEM DOS OUTROS É ARROGÂNCIA PECAMINOSA.

Foi estipulado na Lei que o povo supriria todas as necessidades dos levitas (Números 18:20-24; Josué 13:14, 33).Como os filhos de Eli eram sacerdotes, eles seriam cuidados desta mesma maneira. No entanto, eles tiraram vantagem desta posição de confiança para satisfazer o seu desejo de luxúria, poder, posses e controle. O seu desprezo e arrogância para com o povo e para com a adoração a Deus pôs em perigo a integridade de todo o sacerdócio.

Eli sabia que seus filhos eram maus, mas fez muito pouco para corrigi-los e pará-los, mesmo quando a integridade do santuário de Deus estava ameaçada. Como sumo-sacerdote, Eli deveria ter executado seus filhos (Números 16:16-38). Sem dúvida Eli escolheu não confrontar a situação. Mas por causa dessa escolha, Eli deixou que seus filhos estragassem suas vidas e consequentemente de muitos outros. Há tempos na vida quando problemas sérios tem que ser confrontados, mesmo que as consequências sejam dolorosas.

 

LEITURA BÍBLICA: Mateus 21:12-17

VERSíCULO CHAVE: Entrou Jesus no templo, e expulsou a todos os que aí vendiam e compravam, e derrubou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas. (Mateus 21:12)

 

TIRAR VANTAGEM DAS PESSOAS É DESRESPEITO PARA COM DEUS.

Essa é a segunda vez em que Jesus esvaziou o templo (veja João 2:13-17). Comerciantes e cambistas colocaram as suas barracas no átrio dos gentios no templo, expulsando os gentios que vinham de toda parte do mundo civilizado adorar a Deus. Os comerciantes vendiam animais para sacrifício a preços exorbitantes, tirando assim vantagem daqueles que tinham vindo de longe. Os cambistas trocavam todo o dinheiro internacional por uma moeda especial - a única moeda que os comerciantes aceitavam. Eles geralmente enganavam os estrangeiros que não sabiam o valor do câmbio. O comércio na casa de Deus frustravam as tentativas de adoração das pessoas. Isso, logicamente, deixou Jesus furioso. Qualquer prática que interfira na adoração a Deus tem que ser parada.

 

COMO PODEMOS EVITAR TIRAR VANTAGEM DOS OUTROS?

 

LEITURA BÍBLICA: Deuteronômio 24:10-22

VERSíCULO CHAVE: Se emprestares alguma coisa a teu próximo, não lhe invadirás a casa para te garantires com algum penhor(Deuteronômio 24:10)

 

ENTENDA QUE DEUS NOS RESPONSABILIZARÁ PELO MODO QUE TRATAMOS OS OUTROS.

Deus falou ao seu povo para tratar o pobre com justiça.As pessoas sem poder e pobres são frequentemente vistas como incompetentes ou preguiçosas, quando, de fato, podem ser vítimas da opressão ou da circunstância.Deus fala que precisamos fazer tudo o que pudermos para ajudar essas pessoas. Sua justiça não permitia que os israelitas tivessem lucro ou pagamento rápido daqueles que não tinham condições. Ao invés disso, suas leis davam ao pobre todas as oportunidades para melhorara a sua situação, enquanto dava opções humanas para quilos que não podiam. Nós somos chamados para tratar o pobre justamente e ver que todas as suas necessidades foram supridas.

LEITURA BÍBLICA: Mateus 18:1-9

VERSíCULO CHAVE: Naquela mesma hora os discípulos se aproximaram de Jesus, perguntando: Quem é o maior no reino dos céus? (Mateus 18:1)

 

ENTENDA QUE TIRAR VANTAGEM É UMA FORMA DE INSEGURANÇA.

Os discípulos ficaram tão preocupados com a organização do reino terreno de Jesus, que eles esqueceram de seu propósito divino. Ao invés de procurar um lugar de serviço, eles procuravam posições vantajosas. É muito fácil nós perdermos a nossa perspectiva eterna e sair competindo por promoções ou status dentro da igreja. è muito difícil identificar com as "crianças" - pessoas fracas e dependentes sem status ou influência.

 

 

Nenhum comentário :

Postar um comentário